domingo, novembro 08, 2015

Livro apresenta história do choro e da música caipira para crianças

'Choro e Música Caipira' faz parte da Coleção Ritmos do Brasil, que explica gêneros musicais para crianças a partir de 9 anos. Lançamento será neste sábado, em São Paulo, com 'pocket show' de Rita Gullo



Páginas vivas e coloridas apresentam ao público infantil a história e os principais nomes do choro e da música caipira brasileira. O livro Choro e Música Caipira, de Carla Gullo, Camilo Vannuchi e Rita Gullo e ilustrações de Thiago Lopes, será lançado sábado (7) na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, em São Paulo. Além de sessão de autógrafos com os autores, evento também contará pocket show da cantora Rita Gullo, a partir das 16h, no auditório da livraria.
O livro faz parte da Coleção Ritmos do Brasil, da Editora Moderna, que explica de maneira simples e saborosa tudo sobre os gêneros musicais para crianças a partir de 9 anos. O primeiro volume, Samba e Bossa Nova, dos mesmos autores, foi lançado no ano passado e em 2016, eles devem apresentar o terceiro volume, Jovem Guarda e Tropicália.
Nascida em Araraquara, no interior de São Paulo, a jornalista Carla Gullo (tia da cantora e historiadora Rita Gullo) é assumidamente caipira. No prefácio, ela afirma que unir choro e música caipira neste livro fez com ela resgatasse doces memórias de sua infância. “O choro é o primeiro gênero musical genuinamente brasileiro. É urbano, carioca. Ficou esquecido por muitos anos até ser resgatado por conjuntos musicais dos anos 1970. Minha mãe ouvia muito chorinho na vitrola e cantava lindamente CarinhosoLinda Flor, entre outros choros que ganharam letra. Unir os dois gêneros é juntar momentos de infância, de emoção e de beleza. Uma beleza que só a música traz. E que o tempo não apaga.”
AutoresCom uma linguagem leve e páginas que equilibram perfeitamente texto com as belas ilustrações de Thiago Lopes, o livro conta a história dos dois ritmos musicais contextualizada com acontecimentos sociais do Brasil, os grandes sucessos, os principais compositores, além de algumas curiosidades sobre os dois gêneros.
Quem abre o livro é o choro, que “nasceu de um jeito 'abrasileirado' de tocar os ritmos europeus. Os músicos daqui tinham influência dos ritmos africanos, como o lundu, o batuque. Assim, eles colocaram um 'sotaque' brasileiro nos instrumentos de origem europeia, como a clarineta, o violão, o saxofone, o bandolim ou o cavaquinho. Tudo sem letra, só tocado. Com o passar do tempo, foi ganhando uma pitada de ritmo aqui, outra invenção de um músico ali, até virar o choro”, contam os autores.
CatiraNa obra, o primeiro ritmo genuinamente brasileiro traz oito capítulos: Sotaque brasileiro, O pai dos chorões, As grandes bandas, A chorona querida, O tango brasileiro, O gênio carinhoso, A era do rádio e A volta. A segunda parte, sobre a música caipira, também conta com oito capítulos: A roça vai ao disco, As raízes, Eta, saudade, Os reis do riso, A consagração das duplas, Caipira ou sertaneja, O rei da viola e Um caipira da capital.
O que Carla, Rita e Camilo proporcionam aos jovens leitores com esta coleção é uma viagem musical. Ao apresentar de forma lúdica o que há de melhor na música popular brasileira, eles aguçam a curiosidade do público infantil a conhecer os diferentes artistas e movimentos musicais que compõem nossa rica musicalidade.
Lançamento e Pocket show de Rita Gullo
Quando: sábado, dia 7 de novembro, às 16h
Onde: Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos
Avenida das Nações Unidas, 4777, piso 2, loja 245, 
Alto de Pinheiros, São Paulo (SP)

Choro e Música Caipira
Autores: Carla Gullo, Rita Gullo, Camilo Vannuchi
Ilustração: Thiago Lopes
Faixa etária: a partir de 9 anos
Área: Arte
Assunto: Artistas, choro, música caipira, origens dos ritmos brasileiros, sertanejo
Formato: 21 x 28 x 0,6
Número de páginas: 64
ISBN: 9788516096397
Preço sugerido: R$ 44
Ouça a entrevista dos autores do livro para a Rádio Brasil Atual:

por Xandra Stefanel REede Brasil

Nenhum comentário: