sábado, novembro 14, 2015

Contos curtos abordam com crueza a violência cotidiana dica pra hoje

A escritora Ana Elisa Ribeiro lança “Beijo, Boa Sorte” no foyer Rio de Janeiro do Sesc Palladium


Após publicar cincos livros de poesia e dois de crônica, Ana Elisa Ribeiro apresenta o seu primeiro volume de contos, “Beijo, Boa Sorte”, que será lançado hoje, no Foyer Rio de Janeiro do Sesc Palladium.
Produzidos em 2003, os textos de Ribeiro tiveram uma circulação anterior no blog “Estante de Livros”, criado pelo autora. É recente, no entanto, a reunião desses escritos. Ela conta ter priorizado os que mais funcionavam no formato livro e que abordam temas contundentes, a exemplo da violência tanto na esfera social, quanto na doméstica.
“Este talvez seja o meu livro mais político e o mais apontador de dedos para algumas questões”, diz.

L-
Autora. A mineira Ana Elisa Ribeiro organiza o seu primeiro volume de contos “Beijo, Boa Sorte”


Para a autora, essa abordagem se revela maior se comparada ao tratamento que ela dá inclusive aos mesmos assuntos em sua poesia. “Talvez até por esse motivo eu tenha demorado um pouco para publicá-lo. A gente tem que ter coragem de mostrar algumas coisas, tanto hoje quanto em qualquer época, porque a reação das pessoas pode ser muito chata. Porém, é necessário dizer:’ vamos falar sobre esse aspecto”, afirma.
A obra é dividida em duas seções “com o rosto em retalhos” e “baú de avó”. Na primeira, surgem diversas personagens que transitam entre variados espaços, como os hotéis da rua Guaicurus e as delegacias. A segunda, por sua vez, aprofunda o olhar para a intimidade da casa e das famílias.
“Em ‘baú de avó’ eu trato, por exemplo, das relações entre gerações de mulheres, que herdam não só características físicas, mas também uma maneira de se relacionar com a tolerância à violência. Parece uma coisa meio hereditária. É alguém que vê a bisavó, a avô apanhando e depois, quando se torna mãe, se submete às mesmas situações. Até surgir uma mais nova que toma consciência desse elo e tenta se livrar disso”, observa Ribeiro.
Ficcionais, as histórias se inspiram em episódios reais que já ouviu, explica Ribeiro. “Foram casos que as pessoas tomam como normais, mas na verdade são absurdos. A exemplo de uma tia que entendem como doida, mas, na verdade, quando você vai ver o destino dela se tornou esse porque ela não queria se casar e o pai então, resolveu interná-la. No livro, eu mexo um pouco com isso”, sublinha.
Agenda
O quê. Ana Elisa Ribeiro lança o título “Beijo, Boa Sorte” (ed. Jovens Escribas, 100 págs., R$ 30)
Quando. Hoje, às 11h
Onde. Foyer Rio de Janeiro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, centro)
Quanto. Entrada gratuita


Saiba mais
Na mesma manhã, Bráulio Tavares também vai lançar o livro “78 Rotações” (ed. Jovens Escritas, 140 págs., R$ 30), que reúne crônicas de sua autoria produzidas para seu blog e para uma coluna do “Jornal da Paraíba”. 

Nenhum comentário: