domingo, novembro 08, 2015

Alunos de Letras do Porto exigem biblioteca mais acessível

Os estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto entregaram esta quarta-feira um abaixo-assinado, com cerca de 650 assinaturas, onde denunciam as limitações do horário da biblioteca local e a insuficiência de livros obrigatórios  04/11/2015


AMIN CHAAR/ARQUIVO


Em declarações à Lusa, a presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação de Estudantes (AE) disse que o abaixo-assinado foi entregue às 12.30 horas no balcão da biblioteca e será também enviado à direção da faculdade.
O abaixo-assinado, realizado na sequência de uma Assembleia Geral de Estudantes, foi entregue durante uma concentração que, segundo Joana Ornelas, reuniu cerca de 40 alunos no bar da FLUP.
"Esta ação de protesto pretende pressionar o governo, porque o orçamento das faculdades tem vindo a ser diminuído e isso faz com que alguns serviços tenham sofrido cortes e diminuição de qualidades", destacou.
Joana Ornelas disse que "não houve nenhum feedback da direção" e que os estudantes não pretendem reunir-se com a faculdade porque "não vai ser numa reunião que se vai conseguir mais financiamento do governo".
A diretora da FLUP, Fernanda Ribeiro, afirmou à Lusa, na segunda-feira, que o horário da biblioteca se estendeu até às 22 horas durante dez anos mas que foi encurtado durante a semana "por falta de público", sendo ainda assim a única, das faculdades do Porto, que está aberta até às 20 horas.
Para a presidente da Mesa da Assembleia-Geral da AE, a falta de público deve-se ao horário, "porque cada vez mais há trabalhadores que até às 20 horas não conseguem ir à biblioteca".
"Muitos alunos saem às 19.30 horas e às vezes a biblioteca já está fechada às 19.45 horas, o que não permite que os estudantes estejam lá muito tempo para procurar as obras", afirmou.
Sobre os exemplares obrigatórios que os alunos dizem que são "insuficientes", Joana Ornelas referiu que muitos deles estão na biblioteca apenas para consulta, logo não podem ser requisitados e "se houvessem mais obras os alunos conseguiam aceder a mais recursos".
Os estudantes da FLUP pretendem realizar outra ação de protesto no dia 19 de novembro e os motivos ainda serão decididos numa futura Assembleia-Geral de Estudantes.
A Lusa tentou contactar com a diretora da FLUP para mais adiantamentos, mas até ao momento tal não foi possível.

Fonte: jornal de noticias

Nenhum comentário: