domingo, novembro 08, 2015

Biblioteca Estação Leitura promove 8º Encontro com Territórios

A Biblioteca Estação Leitura, localizada na estação Central do MetrôRio, vai promover o 8ª Encontro com Territórios, no dia 11 de novembro, às 19h, com um talk-showcomandado pelo jornalista e poeta Claufe Rodrigues. Nesta edição, o convidado é Henrique Rodrigues, autor do livro “O Próximo da Fila”. O romance conta a trajetória de vida doescritor que, durante a adolescência, trabalhou em uma lanchonete fast food e viveu momentos de superação e de luta para conquistar seu espaço.
Claufe comanda um bate papo com o escritor que narra as suas experiências no período em que trabalhou em um dos fast food mais conhecidos do mundo.  O autor foca sua narrativa num jovem suburbano e pobre atado ao itinerário escola, trabalho e casa. A obra desvenda o universo no interior de uma lanchonete com seus tipos humanos, tribos, hierarquia, padrões próprios, contradições e afetos, e elabora um retrato ao mesmo tempo mordaz e lírico do Rio de Janeiro dos anos 1990.
O projeto Encontro com Territórios reforça a estratégia de  “lançamentos sociais”, quando o autor convidado autografa seu lançamento que é oferecido gratuitamente ao público, e tem como tema a abordagem sobre diferentes territórios culturais nas obras. A iniciativa, lançada com o objetivo de investir em estratégias pedagógicas de estímulo à leitura, conta com a apresentação e o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do MetrôRio e  do Instituto Invepar e com parceria da Estácio e do Grupo Editorial Record.
Na sequência, Henrique vai autografar 80 exemplares do livro “O Próximo da Fila”, que serão distribuídos gratuitamente aos leitores da biblioteca. O projeto levará aos leitores da Biblioteca Estação Leitura e aos usuários do MetrôRio a realidade e a diversidade cultural da cidade do Rio de Janeiro com seus inúmeros e contrastantes territórios que fazem parte da vida dos leitores que passam diariamente na biblioteca.
A diretora executiva do projeto, Cristina Oldemburg, explica a importância do Encontro com Territórios. “Trazemos para a Biblioteca autores que se aproximam dos nossos leitores com histórias que possam fazer parte da vida de cada um. O livro circula de mão em mão e o público que se identifica com as histórias indica a leitura para pessoas do seu universo de relacionamento.” Oldemburg acrescenta ainda que após o talk-show, o público poderá levar o livro autografado pelo autor para casa, além de poder contar com exemplares disponíveis para empréstimos.. “A missão da biblioteca popular é estimular a leitura, formar novos leitores, formar plateia para debate e criar pensamento crítico sobre questões que fazem parte do nosso cotidiano. O sentimento do pertencimento do objeto livro é fantástico, pois a grande maioria dos leitores da Biblioteca Estação Leitura não tem recurso para comprar para comprar uma obra literária. Eles esperam ansioso pelo Encontro por Território”, conta ela.

Henrique Rodrigues
Henrique Rodrigues
Sobre a autor:
Henrique Rodrigues nasceu em 1975 no Rio de Janeiro e é assessor de Literatura do SESC. Lançou livros para crianças e jovens e participou de várias antologias. Pela Record, publicou A musa diluída (poesia, 2006) e Como se não houvesse amanhã: 20 contos inspirados em músicas da Legião Urbana (contos, 2010). Atualmente, o autor organiza uma antologia de contos inspirados nas canções de Noel Rosa.
SERVIÇO:
Encontro com Territórios: “O Próximo da Fila”Local:  Biblioteca Estação Leitura, na Estação Central do MetrôRio
Data: 11 de novembro
Horário: 19h
Evento gratuito​

Capa O Próximo da Fila
Capa O Proximo da Fila

Nenhum comentário: