quinta-feira, outubro 29, 2015

Biblioteca com mais de 75.000 títulos japoneses é preservada no Brasil

por Alessandra Barbieri - 25/05/2015
biblioteca
Crédito: Divulgação
SÃO PAULO (IPC Digital) – A maior biblioteca japonesa no Brasil fica no interior do estado de São Paulo, na zona rural da cidade de São Miguel Arcanjo. Com mais de 75.000 títulos entre livros e filmes, todos em japonês, a biblioteca conta com diversidade de gêneros, indo dos clássicos de suspense até os mais modernos exemplares de mangás e animes, preferidos do público jovem que frequenta a biblioteca com assiduidade.
A Biblioteca Japonesa Colônia Pinhal nasceu há mais de 3 décadas, pelas mãos do empresário japonês Tetsurito Amano, 75, que chegou ao Brasil em 1960 e, apesar disso, fala poucas palavras em português. O acervo foi doado pelo governo japonês.
Logo na entrada do espaço de 650 metros quadrados, uma placa escrita nos dois idiomas (português e japonês) adverte: “O povo que se esquece da palavra, perde um dia o seu dinamismo”.
O programa local Antena Paulista, que foi ao ar ontem (24/05) pela Rede Globo, mostrou os personagens principais dessa história de preservação cultural e amor pela literatura. Para assistir o vídeo, clique aqui.

Nenhum comentário: