sexta-feira, outubro 30, 2015

Confira as principais atrações da Feira do Livro de 2015

Evento começa nesta sexta-feira e segue até 15 de novembro


Confira as principais atrações da Feira do Livro de 2015 Bruno Alencastro/Agencia RBS
São mais de 7 mil metros quadrados de cobertura sobre a Praça da AlfândegaFoto: Bruno Alencastro / Agencia RBS
Desta sexta-feira a 15 de novembro, a 61ª Feira do Livro de Porto Alegre toma a Praça da Alfândega. Além das mais de cem bancas com lançamentos e saldos, estão previstas 700 sessões de autógrafos, 227 encontros com escritores e 48 apresentações artísticas. Esta edição conta com atrações nacionais e internacionais de países como França, Espanha, Alemanha e Israel. A área infantil e juvenil, que neste ano poderia voltar ao Cais Mauá, segue na Avenida Sepúlveda, pelo risco de alagamento. Lá ocorrerão mais de 300 atividades para crianças. 

Grandes atrações deste ano:
Na terça-feira, às 18h30min, no Auditório Barbosa Lessa, a francesa Annick Cojean, repórter do Le Monde, conversa com o público sobre o jornalismo e sua capacidade de revelar preconceitos escondidos na sociedade. A mediação da conversa será da jornalista Cláudia Laitano. Depois do encontro, Annick irá autografar seu O Harém de Kadafi, sobre a opressão feminina na Líbia.
O escritor, quadrinista e dramaturgo paulista Lourenço Mutarelli encontrará o cineasta Carlos Gerbase no dia 4 de novembro, às 18h30min, no Auditório Barbosa Lessa, para um bate-papo com leitores. Depois da conversa, ele fará sessão de autógrafos do livro O Grifo de Abdera.
Um dos mais respeitados autores portugueses da atualidade, o portuguêsAlmeida Faria bate um papo com Luiz Antonio de Assis Brasil no dia 5 de novembro, quinta-feira, com mediação da escritora Jane Tutikian. O encontro será às 18h, na Sala Oeste do Santander Cultural. Logo depois, Faria estará na Praça de Autógrafos assinando Paixão, prosa poética lançada em 1965 e recentemente reeditada pela Cosac Naify.
Além de participar de um debate com Almeida Faria e mediar uma conversa entre o escritor Milton Hatoum e o professor Adail Sobral (leia ao lado), Luiz Antonio de Assis Brasil é também tema de encontros na segunda-feira. Serão quatro mesas de discussão com diferentes debatedores na Sala Oeste do Santander Cultural: "As virtudes da escrita: vida e obra de Luiz Antonio de Assis Brasil", às 9h; "Recepção e crítica: as virtudes da literatura de Assis Brasil", às 11h; "Assis Brasil e os escritores", às 14h30min; e "Assis no cinema", às 16h.
Também vindo da França, o escritor Caryl Férey estará no Auditório Barbosa Lessa no dia 7 de novembro, sábado, às 16h30min, para conversar com o público sobre o thriller policial Zulu. O livro apresenta uma história de crime e mistério na África do Sul, abordando também a busca da nação por se reinventar depois de décadas de apartheid.
O alemão Uwe Timm vem a Porto Alegre para autografar os romances À Sombra do Meu Irmão A Descoberta da Currywurst, lançados no Brasil pela editora gaúcha Dublinense. Ambos os livros se tornaram best-sellers na Alemanha ao abordar de maneira acessível as origens e consequências da II Guerra. Em 11 de novembro, às 18h30min, no Auditório Barbosa Lessa do CCCEV, o escritor fará um bate-papo com Bernardo Kucinski, autor de e Você Vai Voltar pra Mim, que tematizam a vida sob o regime militar brasileiro a partir da ficção. Após o debate, os autores fazem sessão de autógrafos no térreo do Memorial do RS.
No dia 13 de novembro, o português José Luís Peixoto faz um bate-papo com o público na Sala Leste do Santander Cultural, às 19h. A mediação é de Reginaldo Pujol Filho. Peixoto vem ao país lançar o romance Galveias, com sessão de autógrafos depois do encontro.
Destaques do final de semana:
abertura oficial do evento está marcada para as 19h desta sexta-feira. Além dos tradicionais discursos do patrono – o poeta Dilan Camargo é o escolhido deste ano _ e de autoridades municipais e estaduais, está prevista uma apresentação da Banda Municipal. As bancas da área infantil e juvenil estarão funcionando a partir das 9h30min, já as das áreas geral e internacional serão abertas às 12h30min (aos sábados, às 10h).
Autor de romances como Dois Irmãos Órfãos do Eldorado, o amazonenseMilton Hatoum é considerado um dos maiores escritores brasileiros da atualidade. Ele estará na Feira desta sexta-feira, às 17h30min, no Auditório Barbosa Lessa, para participar de um bate-papo com o tema "Diálogo em Perspectiva: a linguagem na arte e na vida" com o professor Adail Sobral, tendo Luiz Antonio de Assis Brasil como mediador.
O espanhol Eduardo Jáuregui, psicólogo especializado em senso de humor, conversa neste sábado com Abrão Slavutzky, psicanalista autor de Humor É Coisa Séria. A conversa será às 18h30min, no Auditório Barbosa Lessa, e vai tratar do poder do humor no cotidiano. Após o encontro, Jáuregui autografaConversas com Minha Gata, recém-lançado pela L&PM.
Neste sábado, às 19h30min, no Auditório Barbosa Lessa, um encontro entre cartunistas reúne os gaúchos Edgar VasquesSchroder Santiago com o catalão Jaume Capdevila, conhecido como Kap. A conversa será a respeito do humor gráfico diante das crises enfrentadas pela Europa.
Nesta edição, além da literatura, a Feira do Livro traz grandes nomes da música para a Praça da Alfândega. Confira alguns destaques:
Renato Borghetti é uma das grandes atrações neste sábado . O músico foi recentemente tema do livro Esse Tal de Borghettinho, do jornalista Márcio Pinheiro. Biógrafo e biografado vão conversar com o público e com o crítico musical Juarez Fonseca no Teatro Carlos Urbim, às 19h. Depois do bate-papo, haverá canja musical.
Já no domingo, a dupla Kleiton & Kledir estará no Teatro Carlos Urbim, às 17h30min, para falar sobre o livro-álbum Com Todas as Letras, que tem canções criadas ao lado de grandes nomes da literatura gaúcha. O encontro ainda contará com Luís Augusto Fischer, curador do projeto, e outros convidados.
Também no domingo, o pernambucano Alceu Valença sobe ao palco do Teatro Carlos Urbim, também às 20h. Ele vai conversar com o público sobre sua estreia como autor, com Poeta da Madrugada, lançado simultaneamente no Brasil e em Portugal.
No dia 8 de novembro, às 19h, no Auditório Barbosa Lessa, Vitor Ramil faz bate-papo sobre seu novo livro, A Primavera da Pontuação, seguido de pocket show.

Nenhum comentário: