sexta-feira, outubro 30, 2015

Confira onde doar livros na Grande Vitória

Dia Nacional do Livro foi memorado nesta quinta-feira, 29 de outubro, ontem
É possível doar em locais públicos como bibliotecas e secretarias.


A leitura é primordial para o aprendizado de conhecimentos e estimulação de criatividade, além de ser considerado por muitos uma diversão. No Dia Nacional do Livro, esta quinta-feira (29), capixabas e moradores da Grande Vitória podem comemorar a data de várias formas, uma delas é doando títulos à bibliotecas e outros locais.
Em meio a temática, a 7º Bienal Capixaba do Livro, que acontece em Vitória, também é um bom local para se visitar. Além de possuir mais cinco mil obras expostas, o evento oferece atividades recreativa à crianças, oficinas, teatro, contação de histórias e outras apresentações.
Já as doações podem ser realizadas em diversos pontos da Grande Vitória, como em bibliotecas e órgãos públicos. Veja a lista abaixo dos locais onde podem ser entregues livros para a doação.
Vitória
A Biblioteca Joaquim Beato, localizada no Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane) está recebendo doações.O espaço é temático e tem recorte voltado para a cultura africana. Para doação, os livros precisam estar em bom estado de conservação.
Biblioteca Joaquim Beato
Local: Avenida República, 121, Centro, próximo ao Parque Moscoso
Horário: 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas (terça a sexta)
Outras informações: 3222-4560
Em Vitória também existe a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim. Apesar do espaço não estar recebendo doações, o local está aberto para a locação de livros, leitura de periódicos e para acesso a internet.
Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Local: Rua Treze de Maio, nº 47, 1º andar, Centro (perto da rua Sete de Setembro)
Horário: 8 às 18 horas (segunda a sexta)
Além desses locais, a Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo  (Ufes), que está localizado no Campus de Goiabeiras em Vitória, também aceita doação.
Para a doação, o interessado deve mandar um e-mail para doacaobc.ufes@gmail.com informando autor, título, edição e ano do livro. Uma comissão da biblioteca faz uma triagem dos livros, e só são aceitos as obras de interesse da biblioteca. Após a escolha dos títulos, a biblioteca manda um e-mail de confirmação para o doador. Então, a pessoa precisa imprimir esse e-mail e levar na Biblioteca Central, juntamente com o livro que será doado.
Biblioteca Central da Ufes
Local: Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras - Vitória
Horário: 7h às 21h (segunda a sexta) e 7h às 13h (sábado)
Vila Velha
A campanha 'Meu Livro Seu Livro' têm incentivado servidores públicos e moradores de Vila Velha a doarem obras para a biblioteca municipal e também ao projeto 'Passando a Limpo', que oferece serviços gratuitos à população. Confira os locais de entrega:
Protocolo da prefeitura de Vila Velha
Local: Av. Santa Leopoldina 840 – térreo.
Secretarias de educação e Saúde
Local: Rua Castelo Branco – 1803. Sala 108
Setor de Biblioteca – Eliana Terra
Casa da Memória
Local: Rua Luciano das Neves, com Beira Mar – Prainha.
Biblioteca Municipal Titanic
Local: Praça Duque de Caxias – Centro - Vila Velha
Cariacica
A Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas foi reaberta em 11 de agosto após 8 anos fechada para o público. O local dispõe de wi-fi gratuito, ambiente de leitura com mesas e cadeiras, ar condicionado e conta com um acervo de com mais de 8.500 exemplares. Só nesse ano, já foram doados 847 livros à biblioteca.
O local aceita doações de materiais bibliográficos, como livros e  material multimídia (cd's, dvd's), desde que estejam em boas condições de uso. Entre os mais aguardados estão materiais que abordem os temas: Cultura (história da cultura, cultura popular, manifestações culturais, etc.); Artes (teatro, música, dança, pintura, grafismo, arquitetura, escultura, folclore, fotografia, cinema, artesanato, etc.); Literaturas adulto, juvenil e infantil e publicações regionais e/ou locais.
Para ter acesso ao empréstimo de livros da Biblioteca é necessário se cadastrar, apresentando Carteira de Identidade, CPF, Comprovante de residência e Telefone, e trazer duas fotos 3 x 4 coloridas para a ficha e para a confecção de carteirinha. O usuário pode retirar até cinco (cinco) livros por vez. O empréstimo é de quinze dias corridos.
Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas
Horário: 9h às 17h (Segunda a sexta)
Local: Rua Vale do Rio Doce, n° 34, no bairro Campo Grande.
Serra
As duas bibliotecas municipais da Serra, localizadas em Serra Sede e Valparaíso, aceitam doações de revistas e gibis recentes, além de livros de diversos gêneros, todos em bom estado de conservação.
Para doar, basta que a pessoa se dirija a uma das duas bibliotecas com um documento pessoal e entregue os livros.
O empréstimo de livros também ocorre no local. O interessado deve apresentar uma foto 3/4, certidão de nascimento ou RG, declaração da escola e comprovante de residência atualizado. Os livros de literatura infantil são emprestados por no máximo três dias, já os de outras categorias por no máximo cinco dias.
Centro Cultural e Biblioteca Carlos Corrêa Loyola
Endereço: Av. Guarapari, s/n, Valparaíso
Telefones: (27) 3318-9293 / 3318-5423 / 3318-5426 / 3318-2117
E-mail: biblioteca.valparaiso@serra.es.gov.br
Horário de funcionamento: 7 às 18h (segunda a sexta)
Biblioteca Pública Municipal Belmiro Geraldo Castelo
Endereço: Rua Cassiano Castello, 22, Serra-Sede
Telefone: (27) 3251-5871
E-mail: smb.biblioteca@serra.es.gov.br
Horário de funcionamento: 8 às 18h (segunda a sexta)
O município da Serra também conta a Geladeiroteca, que é um refrigerador em desuso que iria para o lixo e foi transformado em estante de livros. O espaço é aberto a leitores interessados que podem retirar qualquer publicação de forma gratuita e também são incentivados a compartilhar informação, doando outra obra literária para o projeto.
Geladeiroteca
Endereço: Av. Norte Sul, Laranjeiras
Horário: 6h30 às 21h (mesmo horário de funcionamento do Parque da Cidade)
Telefone: 3338-7302
Além desses espaços, o Centro de Formação Professor Pedro Valadão Perez da Secretaria Municipal de Educação da Serra (Sedu) também recebe doações apenas de livros de literatura e paradidáticos, que passam por uma triagem e depois são distribuídos para as escolas a rede. As doações podem ser feitas pessoalmente no local.
Centro de Formação Professor Pedro Valadão Perez
Endereço: Avenida José Rato, 21, Bairro de Fátima
Horário: 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas (procurar Francisca ou Júlio)
Telefone: 3237-2663.

Geladeiroteca (Foto: Divulgação/ Prefeitura da Serra)Geladeiroteca (Foto: Divulgação/ Prefeitura da Serra)

Nenhum comentário: