sexta-feira, outubro 30, 2015

Livro de professor universitário do Acre é finalista no Prêmio Jabuti

Paulo Sérgio Bernarde, de 43 anos, é doutor em zoologia e leciona na Ufac.
'Serpentes Peçonhentas e Acidentes Ofídicos no Brasil' é o livro finalista.


Professor Paulo Sérgio Bernarde, de 43 anos, é um dos finalistas no Prêmio Jabuti (Foto: Reginaldo Machado/Arquivo pessoal)Professor Paulo Sérgio Bernarde, de 43 anos, é um dos finalistas no Prêmio Jabuti (Foto: Reginaldo Machado/Arquivo pessoal)

O doutor em zoologia Paulo Sérgio Bernarde, de 43 anos, que atua há quase uma década na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Cruzeiro do Sul, distante 648 km de Rio Branco, é um dos finalistas do Prêmio Jabuti, uma das mais tradicionais premiações brasileiras no ramo literário. A obra "Serpentes Peçonhentas e Acidentes Ofídicos no Brasil", escrita no ano passado, concorre na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática.

Segundo Bernarde, o livro aborda a biologia, ecologia e importância da serpente, incluindo a apresentação das cobras peçonhentas do Brasil, com suas disposições geográficas. Além disso, é feita uma explicação sobre acidentes ofídicos em seres humanos e animais domésticos. Lendas também são abordadas.
O livro é  composto por 223 páginas e possui também 330 fotografias das espécies. É o quarto livro escrito por Bernarde.
"São apresentadas informações científicas, mas de uma forma que leigos também conseguem compreender e se aprofundar. Existe um capítulo para cada região do país, orientando os profissionais de saúde para facilitar o diagnóstico e tratamento. É uma obra direcionada a biólogos, veterinários, médicos, fazendeiros, militares e pessoas que vivem no campo", diz.
Para o professor, a indicação é um reconhecimento pelos mais de 20 anos de pesquisa na área. "Foi uma surpresa. É um reconhecimento. Só o fato de ter sido indicado já é uma coisa e tanto. Não contava de chegar até os 10 finalistas, são obras boas concorrendo. Agora é esperar, torcer e ver. Se eu conseguir, ótimo. Essa indicação incentiva para que o próximo livro seja mais caprichado", acrescenta.
De acordo com Bernarde, um novo livro vai ser publicado, agora em formato PDF, pela Editora da Ufac, escrito em parceria com outros dois professores da instituição. Ainda sem data para lançamento, a obra aborda as cobras do Alto Juruá. O professor também já está trabalhando em outra publicação sobre anfíbios e répteis.
A escolha dos três finalistas de cada categoria deve ocorrer no dia 19 de novembro deste ano. Já a cerimônia de premiação da edição deste ano será realizada no dia 3 de dezembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.


por Caio Fulgêncio Do G1 AC

Nenhum comentário: