A Biblioteca Estação Leitura, localizada na estação Central do MetrôRio, vai promover o 8ª Encontro com Territórios, no dia 11 de novembro, às 19h, com um talk-showcomandado pelo jornalista e poeta Claufe Rodrigues. Nesta edição, o convidado é Henrique Rodrigues, autor do livro “O Próximo da Fila”. O romance conta a trajetória de vida doescritor que, durante a adolescência, trabalhou em uma lanchonete fast food e viveu momentos de superação e de luta para conquistar seu espaço.
Claufe comanda um bate papo com o escritor que narra as suas experiências no período em que trabalhou em um dos fast food mais conhecidos do mundo. O autor foca sua narrativa num jovem suburbano e pobre atado ao itinerário escola, trabalho e casa. A obra desvenda o universo no interior de uma lanchonete com seus tipos humanos, tribos, hierarquia, padrões próprios, contradições e afetos, e elabora um retrato ao mesmo tempo mordaz e lírico do Rio de Janeiro dos anos 1990.
O projeto Encontro com Territórios reforça a estratégia de “lançamentos sociais”, quando o autor convidado autografa seu lançamento que é oferecido gratuitamente ao público, e tem como tema a abordagem sobre diferentes territórios culturais nas obras. A iniciativa, lançada com o objetivo de investir em estratégias pedagógicas de estímulo à leitura, conta com a apresentação e o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do MetrôRio e do Instituto Invepar e com parceria da Estácio e do Grupo Editorial Record.
Na sequência, Henrique vai autografar 80 exemplares do livro “O Próximo da Fila”, que serão distribuídos gratuitamente aos leitores da biblioteca. O projeto levará aos leitores da Biblioteca Estação Leitura e aos usuários do MetrôRio a realidade e a diversidade cultural da cidade do Rio de Janeiro com seus inúmeros e contrastantes territórios que fazem parte da vida dos leitores que passam diariamente na biblioteca.
A diretora executiva do projeto, Cristina Oldemburg, explica a importância do Encontro com Territórios. “Trazemos para a Biblioteca autores que se aproximam dos nossos leitores com histórias que possam fazer parte da vida de cada um. O livro circula de mão em mão e o público que se identifica com as histórias indica a leitura para pessoas do seu universo de relacionamento.” Oldemburg acrescenta ainda que após o talk-show, o público poderá levar o livro autografado pelo autor para casa, além de poder contar com exemplares disponíveis para empréstimos.. “A missão da biblioteca popular é estimular a leitura, formar novos leitores, formar plateia para debate e criar pensamento crítico sobre questões que fazem parte do nosso cotidiano. O sentimento do pertencimento do objeto livro é fantástico, pois a grande maioria dos leitores da Biblioteca Estação Leitura não tem recurso para comprar para comprar uma obra literária. Eles esperam ansioso pelo Encontro por Território”, conta ela.
Henrique Rodrigues
Sobre a autor:
Henrique Rodrigues nasceu em 1975 no Rio de Janeiro e é assessor de Literatura do SESC. Lançou livros para crianças e jovens e participou de várias antologias. Pela Record, publicou A musa diluída (poesia, 2006) e Como se não houvesse amanhã: 20 contos inspirados em músicas da Legião Urbana (contos, 2010). Atualmente, o autor organiza uma antologia de contos inspirados nas canções de Noel Rosa.
SERVIÇO:
Encontro com Territórios: “O Próximo da Fila”Local: Biblioteca Estação Leitura, na Estação Central do MetrôRio
Data: 11 de novembro
Horário: 19h
Evento gratuito
Data: 11 de novembro
Horário: 19h
Evento gratuito
fonte:Sopa cultural
Capa O Próximo da Fila
Nenhum comentário:
Postar um comentário